Brasília, 10/8/2016 – A Seccional da OAB do Distrito Federal está promovendo, nesta semana, a campanha de conscientização de doação de sangue. Com o slogan “Quem se importa, doa”, a ideia surgiu diante das dificuldades enfrentadas pelo hemocentro de Brasília em criar estoques de sangue.
Ao se engajar na campanha, o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, disse que a doação representa a diferença entre a vida e a morte rotineiramente em muitos hospitais da capital. “É um ato de humanidade, de solidariedade em seu mais elevado grau, enfim, de desprendimento e amor ao próximo”, disse ele. “Somos mais de 36 mil advogados ativos, pensem em quantas vidas podemos ajudar a salvar se a doação se tornar rotina”.
Segundo dados do hemocentro, a cada pessoa que doa, quatro vidas podem ser salvas. “Estamos implementando um um programa de ajudar ao próximo, daí veio a ideia de uma campanha de doação de sangue dos advogados do Distrito Federal”, disse Tiago Santana, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, organizadora da campanha. Segundo ele, a campanha foi instituída em agosto justamente por ser o mês do advogado, demonstrando o quanto o profissional se importa com a sociedade.
Lidiane Souza Araújo Aguiar, advogada do Distrito Federal, é doadora há quatro anos e de três em três meses vai ao hemocentro fazer sua doação. “O propósito é ajudar as pessoas que precisam. É bom ter o hábito de fazer o que puder em prol dos outros”, disse a advogada. “Doar sangue é um ato de amor. Hoje você ajuda um estranho, amanhã pode ser você ou um parente seu que esteja precisando, então é bom que os estoques estejam sempre cheios”, destacou a advogada.
Motivada por ajudar a mãe de uma colega e pela campanha de doação dos advogados do DF, Mariana Martins do Santos, responsável da coordenação de projetos da Comissão, foi pela primeira vez doar sangue. Segundo ela é de suma importância manter os estoques de sangue cheios para suprir as necessidades daqueles que precisam. “Eu peço que todos venham, porque assim como aconteceu do nada com a nossa colega, vocês também podem precisar. Doar é um ato nobre, simples e rápido, em 40 minutos você realiza todo o procedimento, e salva tantas vidas”, convida a advogada.
As doações podem ser feitas no Hemocentro de Brasília, localizado no setor médico hospitalar norte quadra 3 conjunto A, aberto das 7h às 18h, de segunda a sábado. Nos dias 10 e 12 de agosto o hemocentro atenderá em horário especial, de 7h às 12h.
Para doar sangue algumas condições são necessárias. Deve-se gozar de boa saúde, estar alimentado, não estar em uso de medicamentos, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, não ter feito maquiagem definitiva, piercing ou tatuagem há 12 meses. Além do mais, os doadores deverão portar um documento com foto e de fé pública em todo o território nacional.
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF