Troca de experiências marca Dia de Formação do Jovem Advogado na Seccional

Brasília, 8/7/2016 – O início de uma carreira profissional é sempre cercado de dúvidas, angústias e incertezas. Na advocacia não é diferente. Pensando nisso, a OAB do Distrito Federal, por intermédio da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, realizou o “Dia de Formação do Jovem Advogado”. O evento teve duração de dois dias, 6 e 7 de julho, e contou com palestras de advogados veteranos e também dos recém chegados na advocacia que já se encontraram na profissão.

No primeiro dia do evento, na última quarta-feira (6), o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, contou sobre suas experiências pessoais na carreira e falou da importância do evento para quem está iniciando. “Esse tipo de troca de ideias é muito legal para os jovens advogados. Eu até hoje aprendo quando convivo com outros advogados, sejam eles mais experientes ou não. A troca de ideias é um atalho para o aprendizado”.

julianoDurante a palestra, o presidente da OAB/DF falou sobre o funcionamento da Escola Superior de Advocacia (ESA) e os cursos oferecidos, das subseções, os diversos projetos da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF), das melhorias em prol da advocacia no Clube dos Advogados, a estrutura da sede da Seccional, bem como de todo apoio oferecido pela Ordem aos advogados do Distrito Federal. “Eu entendo que é importante que os advogados conheçam a estrutura que a Seccional tem à disposição e se utilizem das ferramentas e do auxílio que estão disponíveis”.

O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana de Lacerda, ressaltou que o “Dia de Formação” foi realizado com intuito de integrar os novos advogados. “A gente quer trazer o advogado iniciante para Ordem e essa ação foi realizada justamente para isso, além de conhecer os novos colegas e fazer esse início da interação com a OAB”.

O conselheiro e vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Fernando Assis, abordou o tema “Se preparando para a defesa das prerrogativas”. O conselheiro, durante sua apresentação, discorreu sobre as prerrogativas e as responsabilidades do advogado. “Quem tem que defender as prerrogativas é o próprio advogado. Nós não podemos nos esquivar dessa responsabilidade. No momento de defender suas prerrogativas, sejam inteligentes. O elemento mais importante para defesa das prerrogativas é você mesmo”.

diadoadvogado_Além disso, Fernando Assis falou aos advogados sobre a importância da advocacia junto à sociedade. “O cidadão precisa e sempre precisou, desde o momento em que surgiu a figura do Estado, de alguém para defendê-lo. Nós somos essas pessoas. Nós, advogados, temos a função vital para qualquer tipo de sociedade e para o equilíbrio harmonioso da sociedade com o Estado”.

O conselheiro e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Luiz Gustavo Muglia, explicou aspectos da ética na relação advogado-cliente. Em sua apresentação, o conselheiro exemplificou situações em que advogados ferem a ética e acabam sendo processados no Conselho de Ética da Ordem. “O TED está de olho, mas a gente não vai sair decapitando ninguém, desde que não faça coisa errada”. Entre as infrações, apropriação indébita, retenção abusiva de autos, inadimplência, captação de clientela e abandono de causa são algumas das mais comuns.

Na quinta-feira (7), o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana de Lacerda, e o secretário-geral da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Filipe Bianchini, abordaram “As iniciativas da OAB Jovem”. Claudia Deris, coach de carreira e liderança, falou sobre “carreira em foco”, e o coordenador-geral do Escritório Modelo da Seccional, Hamilton Amoras, explicou as finalidades do escritório modelo.

tiagoOrganizado pela Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, o evento contou com apoio do Conselho Jovem e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF). A abertura do evento, na última quarta-feira (6), também contou a participação do presidente da Subseção do Gama, Amaury Andrade, e da secretária-geral adjunta do Conselho Jovem, Marcela Furst, na composição da mesa.

 

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF