Seccional Itinerante foi a Brazlândia, segunda subseção a receber o projeto

Brasília, 05/05/2016 – A OAB/DF levou a Seccional Itinerante para a Subseção de Brazlândia nesta quarta-feira (4). A ação, criada em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF), visa levar os serviços da OAB/DF e da Caixa aos advogados das diversas regiões administrativas do DF. Iniciado às 14h30, o atendimento contou com serviços de protocolo remoto, tesouraria, comissão de seleção, prerrogativas e certificado digital, além de escritório modelo e dos serviços da CAA.

OAB itinerante Brazlândia 04-05-2016 019O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, despachou na subseção e conversou com os advogados locais sobre o cotidiano, a fim de trabalhar para garantir que eles possam exercer seu ofício com tranquilidade, eficiência e independência. Para Juliano, a receptividade não poderia ter sido melhor. “Pudemos despachar com os advogados e conhecer a realidade e os anseios deles. Saio daqui satisfeito e confiante de que nosso trabalho de descentralização tem surtido efeito”. O presidente ainda visitou duas novas salas de apoio ao advogado, que são maiores do que a usada atualmente pela subseção, quando solicitou ao diretor do fórum a mudança para melhor atender os advogados militantes.

Dilson Bittencourt, advogado militante da região, classificou a iniciativa como fundamental. “É uma medida que deveria ter sido tomada há muitos anos. Carecemos de falta de estrutura em Brazlândia e ações como esta deveriam ser feitas continuamente”, afirmou. A advogada Kauna Rener Kassem parabenizou a atuação da Ordem em prol dos advogados. “A prestação de serviços tem sido bem elaborada e bem recebida. Ser recebido pela nossa Casa dessa forma, não só aqui, mas em todo o DF, é muito bom”.

OAB itinerante Brazlândia 04-05-2016 028Kauna também é vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Taguatinga. Ela diz que a atuação da advogada nas cidades mais distantes é, por vezes, mais difícil. “O que eu reparei é que aqui o número de advogadas é bem inferior ao número de homens, talvez pela dificuldade. É interessante repassar às colegas como fomos bem recebidas aqui e como o tratamento tem sido cordial, principalmente na nossa sala da OAB. Estou bem satisfeita mesmo”.

Brazlândia tem a Subseção mais distante do centro da capital, a cerca de 50 km. Por esse motivo, o presidente José Severino Dias comemorou a chegada do projeto Seccional Itinerante o que, segundo ele, é uma forma de aproximar a Ordem ainda mais os advogados . “O mais importante é unir a categoria. Em razão da distância que temos da seccional, é essencial este esforço para trazer os serviços à subseção”. O vice-presidente da subseção, José Maria de Morais, também esteve presente ao evento. Ele afirmou que os advogados de Brazlândia são bastante próximos à diretoria da subseção. “Temos reuniões quinzenais da diretoria da subseção, cujo conteúdo é repassado aos demais colegas por meio de um grupo formado no Whatsapp. O contato entre os advogados daqui é bem pessoal”.

OAB itinerante Brazlândia 04-05-2016 048Bruce Bruno Pereira de Lemos e Silva, advogado militante na região, fez diversos elogios ao projeto e ao serviço da subseção. “No dia a dia da advocacia, considerando essa pressão que o advogado tem, que é sempre pedindo pressa e agilidade, nós encontramos um refúgio que são as salas da OAB, que é o atendimento dos serventuários com carinho e presteza. Isso ameniza um pouco a dureza da nossa rotina”. Sobre o projeto itinerante, Bruce Bruno disse que achou “fantástico”.

O juiz Fernando Barbagalo, diretor do Fórum de Brazlândia, esteve presente na ação, elogiou a inciativa e brincou. “Só tenho uma reclamação. Se eu soubesse que era só um dia, não tinha nem aberto o dia do fórum. O interessante seria que a ação durasse três dias”, disse o juiz, ao reconhecer a importância do projeto para os advogados.

O evento contou com a presença do coordenador do Escritório Modelo Hamilton Amoras, o procurador de prerrogativas João Paulo, o secretário-geral da Subseção, Marcelo Lourenço Bittencourt, o diretor tesoureiro Thiago Meirelles Patti, e o ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados Everardo Gueiros.

Comunicação social – jornalismo
Fotos – Valter Zica
OAB/DF