OAB/DF estará na Esplanada para garantir o direito de manifestação

Brasília, 11/3/2016 – O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, designou diversos advogados para representar a entidade na manifestação marcada para o próximo domingo, 13 de março, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O objetivo dos representantes da OAB/DF é o de garantir o direito de livre manifestação dos cidadãos e atuar juridicamente em caso de registro de abuso de autoridade de qualquer espécie.

Para atender aos advogados e cidadãos de forma plena, será montada uma tenda na Esplanada, onde ficarão os advogados observadores designados pela Seccional. A estrutura é resultado de parceria da entidade com a Caixa de Assistência dos Advogados do DF, presidida pelo advogado Ricardo Peres.

O presidente Juliano Costa Couto ressalta que a Seccional é apartidária e independente. “A OAB/DF não é a favor ou contra o partido X ou Y. A Ordem é, e sempre será, contrária a qualquer ato de corrupção e favorável a todas as manifestações pacíficas que surjam no país com o objetivo de combater essa chaga”, afirmou Juliano.

Por isso, a Seccional apoia as manifestações pacíficas marcadas para ocorrer em todo o Brasil e irá trabalhar para que decorram sem embaraços, reafirmando seu compromisso institucional na defesa das liberdades democráticas e do direito à livre manifestação, independentemente da coloração ideológica de quem se manifesta.

Além de prestar atendimento no local, os representantes da OAB/DF irão acompanhar junto às Delegacias de Polícia do Distrito Federal eventuais encaminhamentos de manifestantes para que lhes sejam garantidos seus direitos constitucionais.

A Seccional entende legítimo o grito dos mais diversos setores da sociedade brasileira por justiça e pela realização efetiva dos direitos insculpidos na Constituição Federal. Com a ação, a OAB/DF reafirma seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com o funcionamento regular das instituições.

A manifestação será acompanhada por membros de diversas comissões temáticas da OAB/DF, entre elas as de Prerrogativas, do Conselho Jovem e a de Acompanhamento da Atividade Policial.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF