Brasília, 1/5/2015 – O Dia Internacional do Trabalho é comemorado nesta sexta-feira (1/5) em grande parte do mundo. No Brasil, a data tem simbolismo fundamental, frente ‘a discussão gerada pela aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados que prevê a ampliação da terceirização.
O presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ibaneis Rocha, faz votos de que a celebração da data sirva para fomentar o debate a favor de um ponto de equilíbrio viável entre a sempre desejada ascensão da livre iniciativa e os direitos que proporcionam uma vida digna àqueles que passam a maior parte de seus dias trabalhando.
“Não há sociedade justa sem um mercado livre e forte, no qual a burocracia não impeça a inovação. Isso é um fato irrefutável. Mas esse mercado tem de observar os direitos humanos de trabalhadores. Em resumo: o crescimento empresarial não pode ter êxito com base na exploração indevida do homem”, disse Ibaneis.
Ibaneis Rocha aproveitou também a data para cumprimentar, em particular, os advogados brasileiros. Para o presidente da Ordem, apesar de não haver profissão mais digna que a outra, a singularidade da advocacia reside justamente no fato de a atuação do advogado ser fundamental para a administração da Justiça e, deste modo, para garantir a harmonia nas relações entre os poderes constituídos e a sociedade.
Comunicação social – jornalismo
Imagem – Reprodução de “Operários”, óleo sobre tela de Tarsila do Amaral (1933)
OAB/DF