Brasília, 21/02/2013 – 38 advogados receberam na quarta-feira (20) o certificado que os qualifica para atuarem como julgadores do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). A cerimônia foi presidida pelo secretário-geral da OAB/DF, Juliano Costa Couto e contou com a presença do presidente do TED, Erik Franklin Bezerra, o vice-presidente, Luiz Henrique Sousa de Carvalho e o secretário-geral, Shigueru Sumida.
O vice-presidente da Seccional, Severino Cajazeiras, abriu a solenidade. Em seguida, Juliano Costa Couto salientou a importância de julgar os processos de forma eficaz e pediu para que os novos advogados julgadores contribuam com o fim da morosidade no Tribunal. “O meu pedido como advogado diretor dessa casa é que no que externa a função que vocês exercerão, que tentem fazê-la da forma mais rápida possível. Tanto para punir, quanto para absolver”, completa.
O presidente do TED, Erik Bezerra, ressaltou a importância do exemplo que a Ordem dá para a sociedade ao julgar os advogados que estão sob processo ético-disciplinar. “Nós temos que dar uma resposta à sociedade, temos uma responsabilidade muito grande. Nós da advocacia temos que mostrar que conseguimos julgar nossos colegas de forma ímpar”, destaca.
Os advogados foram empossados como membros do Tribunal de Ética e Disciplina e, em seguida, receberam os certificados de julgadores. Érik Bezerra deu informações e orientações a respeito da composição das turmas julgadoras, procedimentos e horários dos julgamentos.
Os advogados julgadores que tomaram posse:
Antônio Gilvan Melo
Reportagem – Nádia Mendes
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF